LAVORADA — O Festival dos Lavores | 17 DE JUNHO 2023

JARDIM DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ROCHA PEIXOTO

PÓVOA DE VARZIM

Realiza-se a 17 de junho a III Edição do Festival Lavorada, no jardim da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim.

O festival inteiramente dedicado aos lavores, com uma programação que proporciona aos participantes um dia completo de atividades e muito convívio, mantém a estrutura da segunda edição.

Terá a manhã dedicada aos workshops, demonstração e experimentação, onde o tricot de 5 agulhas, o crochet à portuguesa, o bordado livre, o amigurumi e o macramé têm destaque este ano.  Para o almoço, a organização propõe um piquenique, desafiando os participantes a trazerem o seu almoço ou a desfrutarem de uma refeição vegetariana proposta pela Bicho Padaria e sempre acompanhados pelos melhores vinhos portugueses servidos pela Tua Vinharia. É tempo do grande convívio em torno dos lavores que este festival quer celebrar, onde se trocam saberes e histórias e se trabalha em conjunto nos últimos retoques da yarn bomb “é preciso andar nas nuvens”. Este é o tema escolhido para instalação colaborativa que decorará o jardim durante todo o ano.

A meio da tarde dar-se-á destaque às convidadas Mulheres de Bucos, da Casa da Lã de Cabeceiras de Basto. Uma oportunidade de conhecer este projeto que trabalha na preservação dos saberes em torno da lã e que fará uma demonstração do Ciclo da Lã. Este é o mote para a tertúlia que tem como convidados a representante daquela casa, a professora assistente da FLUP, doutorada em Património, Maria Leonor Botelho e o fotógrafo Kitato. Farão uma reflexão sobre o Património Imaterial e sobre a importância que projetos como as Mulheres de Bucos ou até o próprio Lavorada e os grupos de lavores têm para a continuidade de um conhecimento que há muito foi abolido das escolas.

Durante todo o dia, decorre uma Feira de Artesanato e uma exposição de fotografia com assinatura de Kitato, “as nuvens aí em baixo”, exposição esta que estará patente no jardim até ao dia 30 de junho.

Há ainda um espaço dedicado às crianças, dinamizado pela Academia de Criatividade Barco de Papel e que proporcionará diversas atividades manuais ocupando as crianças ao longo de todo o dia. E um Mercado de Trocas, onde os participantes trocam entre si lãs e fios.

A grande novidade desta terceira edição será o concerto de encerramento pela banda O Marta. A melhor forma de terminar um dia que se quer de festa, convívio e muitos lavores.

 

Toda a informação sobre horários, inscrições e temas do festival, encontra aqui, no nosso site. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos info@lavorada.pt 

Programação Horários

10h00  Acolhimento

10h30  Início dos workshops – Iniciação ao bordado livre; Iniciação ao crochet à portuguesa; Iniciação ao tricot de 5 agulhas; Iniciação ao macramé; Iniciação ao tricot; Tricot avançado, Saco Regata, modelo Filipa Carneiro, Rosários 4.

11h00  Abertura dos espaços: Feira de Artesanato; Criançada; Experimentar; Tua Vinharia e Bicho Padaria

11h30  Demonstração Ciclo da Lã

13h30  Piquenique e convívio

15h00  Apresentação da exposição as nuvens aí em baixo e da yarn bomb colaborativa é preciso andar nas nuvens

15h30  Demonstração Ciclo da Lã

16h00  Tertúlia Lã e saberes da lã, um Património Imaterial

17h00  Mercado de Trocas “nem se vendem, nem se compram, trocam-se!”

18h00  Concerto pela banda O Marta