358066582_319501947075618_8334480880841503026_n-1

Yarn Bomb para o Festival Lavorada 2024.

Todos os anos fazemos do tema do Festival Lavorada o tema da decoração do jardim da biblioteca. Uma yarn bomb que acaba por ser a imagem que recordamos de cada edição e que por isso queremos sempre que seja participativa. Um pretexto para darmos às agulhas, mas acima de tudo para reunirmo-nos com um objetivo comum e deixar no lugar a marca de cada participante, de cada pessoa que se quis juntar à festa.

O tema 2024.

Na edição deste ano, abordaremos as questões do mar, partindo de uma adaptação do verso do nosso cancioneiro, “Vamos ver o mar, apanhar conchinhas?”, feito numa interrogação, numa incerteza que nos leva até ao debate das questões da poluição marinha e o impacto da ação humana nestes ecossistemas. Um tema que alargar-se-á aos diferentes momentos do festival, em especial à tertúlia onde debateremos a sustentabilidade da vida marinha e de como os lavores podem ter uma palavra a dizer sobre isso.

Um desafio que é um concurso.

Este ano, queremos alargar a decoração até aos grande plátanos da fachada da biblioteca, são 5 frontais e 3 laterais. Árvores majestosas, centenárias e que ficarão lindas com as nossas decorações.

Bem, aqui é que começa o desafio. Nossas, não. Queremos que estes plátanos recebam as vossas decorações. Queremos desafiar os grupos de tricot, crochet, enfim, de lavores por este país fora a escolherem um plátano e a decorá-lo. Um desafio que é um concurso.

Como participar.

O concurso está aberto aos grupos de lavores que se devem inscrever através do formulário abaixo e cumprir e aceitar o regulamento.

O Regulamento

O concurso “Plátanos do Mar” é dinamizado pela Associação Lavorada e o presente regulamento estabelece as regras a aplicar neste concurso que irá decorrer no âmbito da IV Edição do Festival Lavorada.

1. O presente concurso destina-se à participação de grupos de lavores em todo território nacional.

2. A participação no concurso implica o preenchimento e submissão do formulário abaixo disponibilizado.

3. O concurso pretende premiar a o trabalho mais criativo, de acordo com o tema apresentado.

4. Os trabalhos a concurso deverão ser alusivos ao tema “Vamos ver o mar, apanhar conchinhas?”, podendo ser abordadas as questões da poluição marinha e sustentabilidade dos oceanos.

5. Os trabalho deverão ser identificados com um título e uma breve descrição.

6. Os trabalhos apresentados deverão ser feitos em técnicas manuais têxteis, podendo incluir elementos em material diferente caso esteja a contribuir para a mensagem que o grupo pretende transmitir.

7. Cada grupo pode participar apenas com um projecto.

8. O prazo de entrega/envio dos trabalhos decorre até ao dia 7 de junho, sendo os trâmites de entrega tratados individualmente com os grupos a concurso.

9. A selecção do trabalho premiado é realizada pelo público, através de "votação por likes" em fotografias publicadas nas nossas redes sociais dos trabalhos apresentados a concurso. Apelaremos ao uso de critérios de criatividade, mensagem de acordo com o tema, qualidade e diversidade das técnicas apresentadas. 

10. A decisão do público é definitiva e inapelável, não sendo susceptível de qualquer recurso.

11. Apenas um trabalho será premiado. Os restantes trabalhos receberão uma oferta de participação.

12. O trabalho premiado receberá uma viagem em cruzeiro no rio Douro (2pax) BARCA DOURO e um cabaz de fios ROSÁRIOS 4.

13. O vencedor será anunciado no dia do festival, antes do concerto final.

14. Os autores do projeto ficam sem direitos sobre o mesmo depois de entregues à organização do festival.

15. A organização não se responsabiliza pela anulação ou alteração do concurso em virtude de circunstâncias imprevistas.

16. A organização do concurso reserva-se o direito de excluir a participação de qualquer obra que não obedeça integralmente aos princípios do presente regulamento ou que seja considerada inadequada face aos objetivos da iniciativa.

17. A organização do concurso poderá, a qualquer altura, introduzir alterações ao presente regulamento, ajustando aos fatores que assim o exijam.

18. A participação no concurso implica a plena aceitação do presente regulamento.

19. Após submissão do concurso, o grupo será contactado para tratar diretamente com a organização de questões logísticas. Serão pedidos o número dos elementos que compõem o grupo, bem como os seus nomes e as técnicas que usarão. Durante o processo de execução deverão estar disponíveis para atualização de informações.

 

Dúvidas e Informações

Não hesitem em contactar-nos para esclareceram qualquer dúvida. Estamos em geral@lavorada.pt

Verifiquem sempre o correio SPAM, no primeiro email podemos ir lá parar.

WhatsApp Image 2024-05-19 at 10.21.37
WhatsApp Image 2024-05-08 at 22.53.43
WhatsApp Image 2024-05-15 at 23.43.37
WhatsApp Image 2024-05-10 at 18.23.58