Foi criado o grupo multidisciplinar de Apoio ao Luto Perinatal da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, denominado “Amor de Borboleta”. Este grupo tem como objetivo prestar apoio às famílias que perderam bebés, em qualquer fase da gravidez até aos 28 dias após o nascimento.

O “Amor de Borboleta” foi criado para proporcionar acolhimento e apoio emocional, ajudando as famílias a enfrentar a dor da perda e a encontrarem conforto durante este momento tão difícil.

De entre as diversas atividades previstas, inclui formação sobre ao luto perinatal, inicialmente para os profissionais diretamente envolvidos e, posteriormente disponibilizada aos demais interessados.

Se pretender mais informações sobre o grupo ou desejar colaborar com algumas necessidades deste grupo ou se tiver alguma ideia que pretenda partilhar, por favor, não hesite em entrar em contacto.
Estamos à disposição para discutir como cada um pode contribuir para esta causa tão importante, cuja diferença já está a ser implementada em várias famílias que tiveram uma morte perinatal em contexto hospitalar no presente ano.

Grupo de Apoio ao Luto Perinatal da ULS Médio Ave

 

Amor de Borboleta é este projeto que trata do difícil. Chegou até nós através da Paula Reis com a proposta de aplicarmos o amor das mãos que fazem a um projeto que pudesse, se isto é possível, transmitir algum carinho, apoio, esperança de dias melhores.

De imediato aceitamos o repto, ficando a cargo da Ana Cristina a criação de uma mantinha, símbolo do cuidado, de aconchego, de proteção, mesmo num lugar etéreo onde queremos que os nossos entes fiquem para a eternidade.

A mantinha que a Ana Cristina fez é simples, como simples são as crianças, mas carrega a experiência de quem passou por esta situação. Tantos anos após a sua perda (perdeu o seu filho às 37 semanas de gestação), ainda sente que falar do assunto é difícil, uma ferida que nunca se fechou, por isso, de imediato quis fazer parte deste projeto. Conhecer a dor do outro é sempre o caminho mais curto da empatia.

A Conceição juntou-se ao projeto juntando-lhe um saquinho em pano, com uma delicada borboleta cosida e bordada.

Assim, estamos a fazer mantinhas, pequenos corações e um saquinho para dar às mães em luto um kit de amor. Crochet, tricot, costura e bordado. Um aconchego que diz simplesmente, "entendemos a sua dor, o seu luto, a seu vazio".

A Rosários 4 juntou-se a nós neste projeto. Estamos a usar os fios Merino Land.

Quem quiser juntar-se ao projeto, fazendo corações e mantinhas, basta pedri-nos a receita da manta e juntar-se a nós. Não temos prazos, vamos fazendo porque há sempre um bebé para aconchegar, uma mãe para confortar.

Para se juntar ao projeto, entre em contacto connosco. geral@lavorada.pt

Saber fazer é amor.E muito mais quando trata do difícil.

IMG_6554
IMG_6571
IMG_6565
IMG_6568
IMG_6558
IMG_6558
6 de Novembro, 2024

Linda iniciativa 💚✨

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *