



Lavorada – A Associação dos Lavores
Em 2021 nascia o Lavorada – O Festival dos Lavores. Começou por ser um projeto individual, um festival criado por Lara Mafalda inspirado no Dia Mundial de Tricotar em Público, mas que tinha o objetivo de abrir a roda do tricot a todos os lavores e discutir, pensar, divulgar as múltiplas áreas do conhecimento por onde eles nos levam.
A criação da associação Lavorada foi o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos três anos subsequentes. Um percurso de um grupo de pessoas com um objetivo comum e concreto: levar os lavores a muita gente.
A arte, o artesanato, o património, a preservação do conhecimento ancestral, a sustentabilidade, a educação, a saúde mental, o feminismo, a igualdade de género, o voluntariado, a intergeracionalidade, a comunidade… Múltiplas matérias que emergiam de uma simples roda de lavores. Múltiplos temas interligados que dava matéria para um grande campo de ação que só um conjunto de pessoas pode trabalhar.
A 17 de janeiro de 2024, concretizar-se-ia o segundo passo deste projeto – criar a associação que fará dos lavores o mote de muitos projetos.
Objeto da Associação
Estudo, preservação, criação e promoção do artesanato e arte têxtil.
Desenvolvimento e promoção de encontros sociais, atividades recreativas e culturais tendo em vista a manutenção de conhecimento popular e em vias de esquecimento, relacionado com as artes e ofícios têxtil, criando sinergias intergeracionais de passagem de conhecimento.
Promoção de encontros sociais tendo em vista a saúde mental e o combate ao isolamento social através da partilha de conhecimento na área dos lavores.
Criação de estudos científicos para a preservação, certificação e promoção das artes e ofícios, usos e costumes em torno do têxtil de todas as regiões do país.
Criação e desenvolvimento de programas de ensino para todas as classes etárias, tendo em vista a transmissão e preservação de conhecimento na área do artesanato têxtil e na divulgação e preservação do património têxtil português.
Criação, desenvolvimento e promoção de ações educativas, culturais e recreativas para a proteção patrimonial e cultural de todas as regiões do país.
Criação, promoção e desenvolvimento de ações para o consumo sustentável, preservação de ecossistemas e vida marítima através da valorização de matérias primas naturais.
Divulgação e promoção da Arte Têxtil em Portugal.
Desenvolvimento de programas em residências artísticas para artistas no âmbito da Arte Têxtil.
Divulgação e promoção da moda sustentável e designers associados à promoção do artesanato têxtil português.
Sócios Fundadores
Lara Mafalda
Carlos Gonçalves
Cláudia Pinheiro
Cris Rosa
Lucília Ribeiro
Andrea Teixeira
Teresa Teixeira
Manuela Sampaio
Lígia Fernandes
Ana Paula Jesus
Ricardo Cardoso
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Promover a saúde mental e o bem-estar através do encontro social e da valorização do indivíduo e das suas capacidades produtivas e criativas.

Trabalhar com a comunidade educativa para aquisição de novas competências, tendo em vista uma formação mais completa e que promova uma cidadania que valorize a diversidade cultural e o modo como esta contribui para o desenvolvimento sustentável.

Promoção das técnicas manuais como meio de produção sustentável.

Valorização das matérias primas naturais como fator fundamental para a proteção da vida marítima.

Valorização das matérias primas naturais como fator fundamental para a proteção dos ecossistemas terrestres.

Trabalhar com organismos públicos e privados, contribuindo para uma implementação mais eficaz dos obetivos traçados. Criar parcerias, promovendo sinergias que abram caminhos a um maior conhecimento das matérias abordadas na associação e a um maior alcance de públicos.
Ser Sócio Lavorada
Ser sócio da Lavorada é uma forma de apoiar os projetos que a associação já desenvolve e aqueles que quer vir a desenvolver. Queremos atuar em vários âmbitos e para isso o seu contributo é fundamental.
Abrimos as portas a todos aqueles que acreditam neste projeto e queiram participar de forma abnegada nas nossas atividades e ações.
Ser um sócio ativo é ser um membro participativo, com espírito associativo, que contribua para o desenvolvimento da associação e seja voz ativa na sua divulgação. Mas também pode ser um sócio passivo, ser aquele membro que acredita no projeto por si só e que vê no seu contributo anual uma forma de estar ligado à associação e, assim, contribuir para a sua atividade.
Para ser sócio da Lavorada terá conhecer os estatutos e regulamento interno e com eles concordar; pressupõe o preenchimento de uma proposta de sócio e o pagamento de uma quota anual de €20.
Estamos a trabalhar para que os sócios venham a ter benefícios especiais, p.ex., descontos em lojas do nosso âmbito de ação; ou em workshops organizados pela associação.
Este é o início de um projeto coletivo e receberemos com muita honra aqueles que querem desde já iniciar caminho connosco.
Para fazer a sua inscrição, clique AQUI, faça download do formulário e envie preenchido e assinado para geral@lavorada.pt
Para mais esclarecimentos, não hesite em contactar-nos através do mesmo email.