Curadoria de Lara Mafalda Ferreira
Exposição inserida no Festival Lavorada 2022, patente na galeria da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, de 18 a 28 de junho de 2022.
Mi Mitrika
a imaterialidade de linha e tempo
Olhar, saber olhar. Procurar o pormenor. Entender as pequenas coisas, receber o simples. Admirar. Espanto calmo e discreto da descoberta do que mais ninguém vê. A inspiração é um lugar atento e com tempo.
Alexandra Macedo transpõe para as suas peças esta imaterialidade do processo criativo. Tira peso ao prato da balança que dúvida que um artesão pode ser artista.
E desafia a definição formal de galeria de arte, construindo a sua própria galeria no espaço virtual, mostrando as suas peças de linha e tempo.
Nesta exposição, não só queremos mostrar a joalharia têxtil que Alexandra Macedo cria, mas também as suas fotografias que tentam materializar o seu processo criativo. Compreendê-lo é valorizar cada peça. É compreender que a simplicidade aparente se faz de um tempo complexo de introspecção e observação. Um modo de ser e estar que ganha corpo nas voltas que a agulha dá e se envolve com linha demasiado fina para as pressas dos outros.
Cada peça de Mi Mitrika é a expressão do seu lugar e da sua relação com a natureza, a mais frágil, a caída no chão, a que está no princípio ou no fim da vida, as pontas para onde poucos olham, onde poucos encontram a espetacularidade da vida, onde, afinal, tudo começa e acaba.