IMG_9382

Termina o mês, mas não termina Abril! Comemorá-lo sempre, lembrá-lo sempre foi a razão pela qual a Lavorada quis associar-se aos incontáveis eventos que marcaram os 50 anos de uma revolução que queremos viva, sempre pacífica, igualitária e fraterna.

Cravos e canções, símbolos maiores desta revolução feita à imagem dos portugueses, poetas de alma. Disse Rui Tavares, “a mais bela revolução do século XX”.

Para nós, associação maioritariamente composta por mulheres, a revolução de Abril foi, sem dúvida, a revolução feminina pela qual as mulheres gritavam há muito. Celebramo-la à nossa maneira, com cravos em crochet, em tricot, bordados. Com música, testemunhos, conversas e partilha, numa grande roda de mulheres que escolhem livremente ser o que são. 

Quatro momentos, quatro sítios, o mesmo espírito de alegria em podermos celebrar Abril ao som das agulhas e com muita, muita gente.

Estivemos na Biblioteca Rocha Peixoto, na nossa Lavorada Mensal onde enchemos o grande cesto de cravos e os espalhamos pelas mesas de leitura. Estivemos no Posto de Turismo, na apresentação na instalação “Sabia que não podia?” e na nossa própria apresentação, sem que contássemos com essa oportunidade. Na Loja Interativa de Turismo, ali, na rua, podemos dar as centenas de cravos que fizemos. Dar. Muitos caminheiros de Santiago os levaram ao peito ou no alto das suas mochilas, marcando a Liberdade de Abril, marcando Portugal em cada passo da sua caminhada. Muitos poveiros, muitos turistas se abeirar da gente para ver os nossos lavores. Quiseram conhecer-nos. Felicitaram-nos. A música do Coral Ensaio juntou-se ao som do mar e das gaivotas. A festa completou-se no brinde à Liberdade na Tua VInharia.

Agradecemos a todos que nos deram a oportunidade de concretizar a nossa vontade de celebração e de connosco fazer desta data um momento que marcará, com certeza, o nosso caminho.

Lurdes, Lucinda, Luciana, Gabriela, Tiago, Jaime, Calita, Mena, Pepe. Nomes sem doutores ou cargos, pessoas inteiras e livres e que se juntaram aos cravos da Albertina, Amélia, Cristina, Lucília, Teresa, Manuela, Andrea, Cláudia, Elvira, Rosa, Rosa, Ana Cristina, Ana Cristina, Mariana, Cris, Tânia, Fernanda, Vânia, Cláudia, Raquel, Paula, Arminda, Fátima, Lígia, Sofia, Sofia, Isabel, Elisabete, Sara, Tina… Lavorada, tanta gente!!

Obrigada a todos, todas!!

Foi linda a festa, pá!!

Lara Mafalda
DSC04060
IMG_9449
IMG_9424
IMG_1090
IMG_9378
IMG_9435
IMG_9406
IMG_1078
bbbd96dd-7c32-4390-980a-511a050ed165
IMG_9448
IMG_9451
IMG_9437
9473bf1e-b501-4e61-99ed-90c793ab71f7
IMG_9420
IMG_9424
IMG_9424

Só foi possível darmos dezenas e dezenas de cravos porque a Algodões Selva esteve ao nosso lado nestas comemorações.

Os cravos em feltro, de lapela, foram feitos e oferecidos pelo Lar de Rates, a quem enviamos um abraço de agradecimento muito especial.

 

Acompanhe-nos no Instagram e Facebook, lá tem sempre mais fotografias.